1. Direitos e deveres
Todos os utilisadores têm os mesmos direitos e deveres independentemente da hierarquia que têm no fórum.
2. Liberdade
Os utilisadores são livres de expressar as suas opiniões como quiserem e entenderem sobre o tema que entenderem. Não obstante, não é permitido no fórum (em qualquer forma - seja ela texto, imagem ou outro qualquer tipo de meio):
* Pornografia (imagens explicitas, órgãos sexuais, links, etc.);
* Sites ou links para software pirata ou que visem à obtenção de software pirata;
* Xenofobia / racismo / violência (e/ou promoção da mesma);
* Esquemas em pirâmide para obtenção de qualquer tipo de regalias;
Deve ser ainda tomada em consideração a Legislação Portuguesa e comunitária, especialmente no que concerne à protecção dos Direitos de autor e copyright.
3. Participação
Dá-se liberdade aos utilizadores para fazerem o número de posts que entenderem por dia, contudo haverá um controlo por parte dos Moderadores para evitar a multiplicação de mensagens sem qualquer interesse (SPAM). Se um analisador abusar do SPAM, será notificado pelos Moderadores, de modo a corrigir o seu comportamento.
O analisador é também incentivado a escrever correctamente, de uma forma legível para todos os outros utilizadores.
Se o User reincidir em comportamentos que vão contra as regras do fórum, então será suspenso ou banido do fórum.
Os posts colocados pelos utilizadores são de consulta pública para todos os membros, e passam a ser propriedade do forum, ficando integrados na base de dados do fórum. Os posts não serão apagados mesmo que seja solicitada a eliminação da conta por parte do User.
Smilies
É Aconselhável não fazer uso excessivo e incessante de smilies, quebras de linha, cores, e tamanho de letras demasiado grande. Quanto mais "complicado", mais confuso se torna o texto, logo mais difícil de ler. Faça as coisas o mais simples possível.
No caso do post ser ilegível, poderá ser editado pelos membros do staff, no que diz respeito
à formatação, e não o seu conteúdo.
4. Limitação de responsabilidade
Sendo este Fórum de Natureza Pública, a administração do fórum não poderá ser responsabilizada pelos seus conteúdos ou pela forma como os Users aplicam a informação aqui descrita.
5. Criação de tópicos
As threads deverão ser criadas dentro do Fórum correspondente. Na eventualidade de nenhum dos fóruns corresponder ao tema do seu post, devem-no colocar no fórum Geral (quando acessível ao utilizador). Os Moderadores poderão alterar a colocação do post para um fórum que seja mais indicado.
6. Respeito pelos outros
Não são permitidos posts que contenham calão, agressões verbais, ofensas pessoais aos Users ou instituições sob nenhuma circunstância, mesmo para responder a comportamentos menos condignos por parte de outro utilizador.
Comportamentos deste género poderão levar à expulsão do Fórum. Se um utilizador se sentir ofendido deve imediatamente reportar a situação a um membro do staff. Qualquer utilizador deste fórum que por motivo algum insultar outro utilizador, será banido do fórum. O mesmo se aplica a um User que responda a insultos com insultos (a acção correcta quando se é insultado é fazer um report ao post em vez de responder).
7. Uso do search
Não devem ser colocados tópicos com perguntas ou assuntos já iguais a tópicos já existentes (antes de se criar um novo tópico deve-se primeiro procurar se o tema já foi tratado).
Em caso de tópicos com o mesmo conteúdo, o staff poderá dependendo do conteúdo existente encerrar (com devida fundamentação) ou mover o tópico repetido. Questões sobre esta alteração deverá ser criado um tópico no Contacte o Staff.
8. Promoção de outros sites
Não devem ser promovidos sites comerciais, contudo é perfeitamente permitido a promoção de novos produtos que tenham a ver com as tecnologias de informação, directa ou indirectamente. É também permitido falar sobre qualquer loja/site comercial, desde que não com a finalidade de obter promoção/publicidade gratuita.
Não é permitida a promoção de sites ou de fóruns com fins comerciais, sem primeiro obter permissão por parte do Staff do fórum, que deverá ser sempre consultado pela criação de um tópico no subfórum Contacte o Staff antes da colocação de qualquer thread com este objectivo.
Esta regra aplica-se não apenas a threads ou posts, mas também a assinaturas e avatares.
9. Moderação
Os Moderadores deste Fórum reservam o direito de apagar ou alterar qualquer tipo de post/thread que prejudique a estabilidade do mesmo e que vá contra as regras do Fórum. Não será enviada PM ao User com a justificação, no entanto a mesma poderá ser pedida ao Moderador pelo User via fórum Contacte o Staff apenas.
Deve ter-se em conta também a hierarquia de moderação para cada fórum.
10. Resolução de problemas[/b]
A todos os membros é pedido para que qualquer assunto que considerem menos bem resolvido por alguém do staff, o favor de efectuarem a respectiva exposição a um Moderador e/ou Administrador. Qualquer mensagem aberta com um pedido de esclarecimento ou reclamação noutro local que não no sub-forum Contacte o Staff, será apagada e será considerada contrária às regras.
11. Bom senso
Este Fórum rege-se pelo bom senso dos seus utilizadores. Qualquer utilizador que tente contornar as regras deliberadamente, em benefício próprio ou para prejudicar o Fórum será imediatamente advertido, e poderá levar à expulsão.
12. Remoção de mensagens
Os gestores do fórum reservam-se o direito de apagar sem aviso prévio qualquer mensagem que viole as regras, ou o conteúdo do mesmo se torne obsoleto.
13. Registo
O registo deverá ser feito com o 1º e ultimo nome. Devem ser evitados "nicks", de forma a melhor identificar a pessoa em causa. A administração do fórum reserva-se o direito em proceder a alteração do nome de registo, ou apagar a conta, se isso não for respeitado. Exceptuam-se nesta regra, o nome das colectividades, por serem de entidades colectivas, e a administração deste fórum.